Saltar para o conteúdo
RPG

Chrono Cross

(Chrono Cross, 1999)
?
Sua nota

Críticas

Cineplayers

O tempo paralelo.

10,0

Quando Chrono Trigger foi lançado, muitos o declararam o melhor RPG de todos os tempos. Essas pessoas estavam ansiosas por uma continuação e, ela saiu, Chrono Cross. O jogo não decepciona.

Viagem entre planos

A história do jogo é muito complexa. Vamos falar basicamente sobre ela aqui por dois motivos: não queremos revelar nada que seja segredo e porque não queremos escrever um texto enorme somente com a história.

Você assumirá o papel do jovem Serge, o herói do jogo com sua bandana vermelha cobrindo o cabelo azulado, da mesma cor dos seus olhos (azuis). Durante a aventura você encontrará muitos amigos (existem mais de 40 personagens), mas alguns deles terão fundamental importância no decorrer da aventura.

Serge viaja para um plano paralelo ao seu, onde foi morto por motivos desconhecidos. Quando ele visita a sua lápide, conhece a menina Kid, que será uma super aliada durante o jogo. Serge decide desvendar o motivo de sua morte e Kid se dispõe a ajudá-lo. Quando ele descobre o portal para voltar ao seu mundo, as trocas de planos irão acontecer constantemente. Obviamente o Serge citado anteriormente é o Serge do plano paralelo. Como assim? Simples, todos os personagens que existem no mundo de Serge existem no plano paralelo, menos Kid, que só existe no mundo em que o outro Serge está morto, então lembre-se disso enquanto joga e tente sempre fazer com que personagens de um plano encontrem-se com os do outro.

O vilão do jogo, Lynx e ele parece um gato e tem planos perversos em sua mente maligna. Serge e Lynx travarão muitos confrontos e com certeza muitas reviravoltas estarão presentes neste jogo.

40 personagens???

Isso mesmo. Quando algumas pessoas ouviram que o jogo teria mais de 40 personagens, elas desacreditaram que ele poderia ter uma grandiosidade enorme, devido a ele não dar importância a cada um deles. Ainda bem que eles estavam errados: Chrono Cross dá uma importância incrível a cada um deles.

Você irá ter Serge no seu grupo sempre e escolherá mais dois para ir junto com você. Obviamente quando um evento acontece, esses outros personagens também falam. Aí que entra uma qualidade incrível do jogo: cada um deles tem seu próprio sotaque em TODAS as falas do jogo. Por exemplo Harle fala de um jeito que se você não souber muito inglês não entenderá nada. A Square deu uma importância enorme a esse quesito, e acertou.

Cada um dos 44 personagens tem seus próprios ataques especiais e animações. Quando você atacar com dois personagens diferentes verá que eles não são nem parecidos. A única coisa que pode se igualar são as cores dos elementos guardiões. Como assim? Existem os elementos dos jogos, que serão explicados mais a frente, mas cada personagem tem uma habilidade maior com certos elementos. Como são apenas 8 cores, elas se repetirão entre os personagens, mas estão bem distribuídas.

Quando você entra no menu do jogo, cada um dos personagens tem o seu desenho próprio que fica no fundo da tela, dos 3 que estão no grupo. Não são apenas nomes ao lado das características, mas sim o desenho citado, e bonitos.

Batalhas diferentes!

9 entre 10 jogadores de RPG's eletrônicos consideram as batalhas aleatórias a parte mais chata de um jogo. A Square fez as batalhas de Chrono Cross de um modo diferente, em que você vê o inimigo e luta com ele se quiser. Eles ficam passeando pela tela, de um lado para o outro, e você foge deles se não quiser lutar. Se quiser, apenas encoste o seu personagem neles e a tela mudará para a de combate.

Esta tela é totalmente 3D e será detalhada a qualidade mais a frente no review. Dentro do combate você verá seu personagem e os inimigos, onde não existe uma barra de tempo para indicar quando é a vez de seu personagem fazer a ação. Como saber quando é sua vez? Explicaremos a frente.

Cada personagem tem uma barra de Stamina. Ela tem o valor de 7. A cada ataque diminui um pouco esse número do personagem que fez a ação, e aumenta o mesmo número dos outros que estão esperando. Os ataques são divididos em fraco, médio e forte. O primeiro gasta um ponto de Stamina de quem ataca e recupera um dos personagens que estão esperando. O médio tem o mesmo sistema, porém gasta 2 (e recupera 2) assim como o forte gasta 3 (e recupera 3 dos outros). Resumindo: quem tem os pontos de Stamina necessários faz a ação.

Existem também as magias do jogo, que estão divididas em elementos. Os elementos são de várias cores: verde, amarelo, azul, vermelho, branco e preto. Durante o jogo você pode achar o lendário Chrono Cross (nosso detonado ensina a fazer isso). Eles são inversos também. Por exemplo: elementos azuis causam mais dano em personagens ou inimigos que tem elemento guardião vermelho.

Quando usar um elemento em uma batalha você não poderá utilizá-lo novamente até a próxima, por isso faça uma estratégia boa, para evitar ficar em perigo. Se você termina uma batalha ainda com elementos de curas disponíveis, você tem a opção de usá-los no final para não esquecer de recuperar seus membros do grupo.

Existem também o Field Effect, que é um círculo dividido em 3 partes no canto superior esquerdo. Ele funciona da seguinte maneira: quando você usa um elemento de uma certa cor, essa mesma cor sobe para o Field Effect. Quando ele fica completo da mesma cor, o elemento fará mais efeito, seja curando, fazendo dano ou efeitos especiais.

As únicas batalhas obrigatórias no jogo são contra os chefes. Como dito antes, os inimigos normais podem ser evitados, mas os chefes não podem e não devem (se desse), pois são eles que determinam a evolução dos personagens. Quando você vence um deles seus atributos aumentam no final da luta.

Lindos Gráficos

Os gráficos de Chrono Cross são espetaculares. Eles possuem cores belíssimas e com certeza estão no nível de qualquer Final Fantasy atual. Essa comparação não é muito bem vinda, pois os FF possuem seus gráficos puxados mais para a vida real, enquanto os de CC são muito coloridos, que dão um toque mágico nos traços dos desenhos.

Essas cores, como dito anteriormente, algumas poucas vezes podem atrapalhar. Existem cenas que você precisará ter muita atenção no lugar para que não deixe um item importante passar devido ao excesso número de cores, mas nada que atrapalhe este incrível quesito. para pegar os itens você deve estar exatamente de frente a ele, porque se ficar um pouquinho de lado não aceita, o que peca um pouco na jogabilidade.

Os personagens são muito bem feitos, com desenhos em 3D que nem parecem ser Playstation (devido a limitação de Hardware). Nenhum deles poderá ser confundido com outro devido a um desenho ruim e você sempre saberá quem é quem. Os gráficos das batalhas também são em 3D e muito bonitos mesmo. Os efeitos de luz estão perfeitos e os dragões estão com um gráfico que ninguém achou que viria no Playstation um dia. As batalhas tem gráficos fantásticos, vejam nas figuras e acreditem no que foi dito.

Os cenários são pré-renderizados, aqueles que parecem fotos, que ficam parados enquanto seu personagem anda por ele, e quando chega ao limite a tela troca, como em FF ou Parasite Eve. Muito bonito é a expressão que melhor define essa área dos gráficos, com toques suaves em alguns momentos e bem fortes em outros, depedendo da situação do game.

As cenas em CG não são espetaculares e nem estão em grande quantidade no jogo, mas agem na hora certa e te deixam no clima. Elas são apenas bonitas. Os personagens parecem mais desenhos do que reais, mas isso foi de propósito, pois nos FF os personagens são muito reais.

As vezes, em meio a uma cidade, você notará slowdowns, essa é a maior falha deste quesito, mas nada que influencie no jogo. Slowdowns é aquela diminuição da velocidade no jogo.

Músicas Memoráveis

Esta é a melhor parte do game. As músicas foram feitas por Yasunori Mitsuda e estão magníficas. Você ficará com a música de abertura na cabeça por muito tempo. A do final é uma das mais belas que eu já escutei na minha vida, vale a pena com certeza. Os efeitos sonoros não ficam atrás, eles não falham e são muito bem feitos, aumentando a realidade que o jogo transmite. Os ruídos estão presentes e entram em perfeita sintonia com a música para te deixar no clima de uma dungeon, por exemplo (dungeon são os lugares onde os aventureiros se aventuram).

Finalizando

Chrono Cross com certeza é um dos melhores jogos já produzidos. A história magnífica (porém complicada) o prenderá por umas 40 horas e que você não se arrependerá no final. Corra até uma loja e encomende o seu.

Comentários (0)

Faça login para comentar.